X
Velopark
Arrancada Arrancada

um parque com muita história!

Arrancada

Em 2008 o Velopark inovou inaugurando uma pista exclusiva de Arrancada, construída e preparada especialmente para essas emocionantes disputas. Os carros que competem na Arrancada precisam completar o trajeto no menor espaço de tempo, partindo da imobilidade.

A nossa pista possui um quarto de milha, o popular 402 metros, mas também acontecem eventos que percorrem 201 metros.
Os carros que competem são divididos em categorias de acordo com cada evento e regulamento!

Um dos símbolos da Arrancada está relacionado ao sistema utilizado para dar a largada, que faz parte da cronometragem, conhecido como Pinheirinho (chamado assim por sua seqüência de lâmpadas oloridas que ficam semelhantes a uma árvore de natal).

Arrancada

Outro fator extremamente importante na Arrancada é a segurança. A Arrancada não acontece com chuva, nem com pista molhada, pois os carros dependem basicamente de tração para se manterem na pista e a chuva reduz a aderência. Qualquer atividade na pista também só acontece com a presença de equipe de pista, ambulância, equipe de resgate e bombeiros.

A largada é dividida em três partes: preparação, alinhamento e aceleração. Na preparação, os pilotos já na pista recebem a ordem para o alinhamento. No alinhamento, o piloto já no lado da pista em que vai correr efetua o burn out (aquecimento de pneus para aumentar a aderência e aquecimento de pista). Passada esta etapa os pilotos dirigem-se ao pinheirinho para o alinhamento entre si, com ambos os carros parados lado a lado na linha das fotocélulas de largada. Vem então a arrancada propriamente dita. No pinheirinho é iniciada uma seqüência de 4 lâmpadas coloridas que vão do amarelo ao verde, quando os carros partem o cronômetro é acionado e só vai ser parado na passagem do carro pela fotocélula ao final do percurso registrando o tempo e a velocidade final. Caso o piloto movimente seu carro antes de acender a lâmpada a largada é perdida e dada como "queimada".

O sucesso pode estar no conhecimento técnico do preparador, no ajuste do carro e o desempenho do piloto.
As provas aqui no Velopark são chanceladas pela FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo).

Venha prestigiar os eventos de Arrancada no Velopark!

Velopark

um parque para quem é Apaixonado por velocidade!
VIVA AQUI EXPERIÊNCIAS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

Estamos localizados na Rodovia BR-386, Km 428 | Nova Santa Rita - RS

Acessar no Google Maps
Velopark

Rodovia BR-386, Km 428 | Nova Santa Rita

(51) 3479-4700

(51) 3479-4700